Conheça a origem e a importância desse documento para os direitos humanos e a vida em sociedade.
“Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direito.”
Essa ideia hoje em dia parece óbvia e trivial, mas é mais recente na história da humanidade do que parece. Apenas há 72 anos, em 1948, na data de hoje, 10 de dezembro, era assinada globalmente pelas Nações Unidas a Declaração Universal dos Direitos Humanos garantindo em todo o mundo direitos básicos a todo ser humano, sem nenhuma distinção. Nesse documento finalmente chegamos ao consenso de que tortura e escravidão são condutas desumanas e devem ser proibidas. Foi nesse diploma legal em que o mundo concordou que todo ser humano tem direitos fundamentais que transparecem a essência do SER humano.
O mundo havia acabado de testemunhar a Segunda Guerra Mundial e todas as barbáries e atrocidades cometidas e, se estabelecia então, um ideal construído sobre a história humana de forma a garantir condições mínimas de sobrevivência e crescimento a todo cidadão em um ambiente de respeito, paz, igualdade e liberdade.
Falar que a Declaração Universal dos Direitos Humanos é um documento que dá direitos a bandidos e criminosos é desmerecer um dos documentos mais elevados que a sociedade já produziu em conjunto. Isso porque a DUDH garante os mais amplos e básicos direitos, desde direitos norteadores como igualdade, liberdade, segurança pessoal, educação, propriedade, à mais específicos e pontuais como direito ao devido processo legal, auxílio, nacionalidade, casar, constituir família, liberdade de pensamento e expressão, religião, reunião, trabalho, equidade salarial, lazer, entre outros.
Um preâmbulo e 30 artigos compõem a carta dos direitos humanos. Segundo o livro dos recordes, é considerado o documento traduzido no maior número de línguas já produzido, passando hoje de 500 idiomas e dialetos, garantindo também a universalidade de acesso aos ideais ali desenhados.
Tão importante quanto a existência desse documento é o conhecimento e o cumprimento de todos e por todos. A universalidade destas normas é a característica mais marcante e mais singular que expressa a grandiosidade e o potencial de efeitos à nível mundial.
Para aqueles que tiverem interesse em ler a Declaração Universal dos Direitos Humanos, deixamos aqui um link com o documento na íntegra.
Conheça o escritório Toledo & Toledo Advogados
Somos um escritório de advocacia que atua no mercado há mais de 30 anos. Sempre tivemos como missão entregar o melhor serviço e atendimento possível, desenvolvendo uma advocacia altamente especializada na necessidade de nossos clientes.
Nosso escritório é especializado em Direito de Família, atuamos há anos no mercado atendendo várias gerações de clientes em todas as suas necessidades jurídicas. Tratamos de todas as relações familiares e das obrigações e direitos decorrentes dessas relações.
Conheça mais sobre o nosso trabalho e agende sua consulta!